Depressão, o que é, como Identificar?

Olá leitor! Vamos seguir falando sobre saúde mental. Hoje nosso tema é a depressão, um problema que tem atinigido cada dia mais pessoas. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) estimam que quase 6% da população brasileira sofre de depressão. Portanto o problema é grave são quase 12 milhões de brasileiros enfrentando essa doença.

O que é a depressão?

Mas afinal, o que é essa doença que atinge tante gente? Podemos dizer que depressão é uma doença ligada a fatores estressores de vida, mas que também pode ter um fator genético envolvido. É uma doença de caráter biopsiquicosocial, ou seja têm componentes biológicos (genética), psicológica (psiquê humana) e social (relações com o meio).

A depressão é uma doença psiquiátrica potencialmente crônica, em geral acarreta mudanças de humor, causando sentimento de tristeza profunda, dor, culpa, incapacidade, cansaço. Pode causar ainda distúrbios do sono e questões ligadas ao apetite.

Devemos diferenciar a depressão de uma tristeza passageira, normal em momentos de dificuldade ou perdas. Pessoas que não sofrem da doença depressão são capazes de superar esses episódios após algum tempo. Os pacientes com depressão acabam perdendo interesse por atividades que antes as motivavam, permanecem estado de tristeza e devem receber apoio profissional para superar a patologia.

Depressão, o que é, como identificar?
Logotipo vetor criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Algumas Causas da Depressão.

A depressão é uma doença multifatorial, ou seja pode ter várias causas possíveis. Sabemos que fatores genéticos podem ser a causa de depressão, assim famílias com histórico de depressão tem maior chance de desenvolver a doença. No entanto, outros fatores podem ser um gatilho para a depressão, traumas na infância, estresse psicológico e físico e doencas como hipotireoidismo podem causar a depressão.

Um profissional de saúde deve realizar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para um quadro depressivo. Um psiquiatra é o profissional médico especializado em tratar doenças psiquiátricas e deve ser procurado para o tratamento. O tratamento de depressão pode ser realizado com o uso de medicamentos, cada vez mais eficientes, e com o uso de psicoterapias. Sabe-se ainda, que a prática de atividade física é um importante aliado no tratamento da depressão podendo ajudar na reversão da doença.

A depressão pode afetar pessoas em qualquer nível social, intelecutal e qualquer idade. O tratamento precoce é muito importante para evitar danos à vida dos pacientes, uma vez que a depressão pode impedir o doente de desenvolver todas as suas potencialidades.

É muito importante terminar com preconceito que existe com relação à depressão e ao tratamento psiquiátrico em si. Procurar ajuda é a melhor saída e vai impactar muito na vida do paciente. Pessoas em tratamento de depressão relatam uma grande mudança para melhor após iniciado o tratamento, portant, caso identifique algum dos sintomas da depressão, busque ajuda o mais rápido possível.

A depressão tem tratamento e significa uma mudança de qualidade de vida para o paciente.
Tratamento é uma Esperança para os Pacientes
Árvore foto criado por jcomp – br.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *