Reta final da nossa série “por que o teste do pezinho é tão importatne”! Vamos abordar algumas das outras doenças que podem ser precocemente detectadas pelo Teste do Pezinho.
A Hiperplasia Adrenal Congênita.
O teste do pezinho é central para a detecção precoce da Hiperplasia Adrenal Congênita. Trata-se de uma doença que atinge a glândula Adrenal (também chamada de suprarenal).
As glândulas Adrenais são duas pequenas estruturas localizadas acima dos rins. São responsávei pela produção de hormônios importantes para o funcionamento do corpo humano, como a aldosterona e a cortisol.
Com a produção diminuída de Aldosterona e Cortisol, responsáveis pelo equilíbrio entre água e sódio no organismo e pela resposta ao stress, o paciente pode desenvolver sintomas como vômito, desidratação, hipotensão (pressão baixa), e altereações no peso.
Em crianças não tratadas podem ocorrer um processo de virilização progressiva (menina desenvolve características masculinas). Além disso, pode ocorrer crescimento excessivo, desenvolvimento ósseo avançado, puberdade precoce e baixa estatura.
Após o diagnóstico precoce, os pacientes devem ter acompanhamento e tratamento por toda a vida. Nesse contexto, o tratamento busca readequar os níveis de hormônios não produzidos. Em caso de crianças do sexo feminino com alterações de genitália pode ser necessário realizar cirurgias corretivas.
A Fibrose Cística e o Teste do Pezinho.
Também conhecida como “Doença do Beijo Salgado”. É uma doença genética que atinge principalmente o pulmão, o pâncreas e o sistema digestivo.
A doença faz com que o corpo produza um muco 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. Esse muco pode acumular no pulmão, causando problemas pulmonares crônicos, inflamações e pneumonias de repetição. Nesse sentido, em caso de problemas pancreáticos haverá uma dificuldade na digestão de gorduras. Isso dificulta a absorção de nutrientes importantes causando dificuldade de ganhar peso e estatura bem como diarréias repetidas.
O teste do pezinho é um teste gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, fazer o teste é um direito do seu filho, exija que o teste seja realizado e não deixe escapar essa chance de detectar precocemente doenças potencialmente graves.