Níveis baixos de Serotonina são a causa da sua depressão?

Por muitos anos, a serotonina, um dos mais importantes neurotransmissores do nosso sistema nervoso centra, foi considerada uma grande vilã para o desenvolvimento da depressão. A chamada teoria do “desequilíbrio químico” apontava que a falta da serotonina em seus níveis normais seria a causa do processo que leva a depressão.

Um novo estudo publicado na renomada revista Nature veio para alterar conceitos ainda muito aceitos na comunidade médica mundial.

Este estudo aponta que não existem evidências de que o nível de serotonina seja o causador do desenvolvimento da depressão.

Depressão e serotonina, o que diz o novo estudo?
Oculto foto criado por rawpixel.com – br.freepik.comFace Expressions Illustrations Emotions Feelings

Mas afinal, o que é a serotonina?

A serotonina (5-HT) é um neurotransmissor que está envolvido em processos como o sono, humor, termorregulação, aprendizado, memória, dor e diversos outros processos fisiológicos. Assim, a serotonina é muito importante para o bom funcionamento do seu corpo e principalmente para a sua qualidade de vida.

Acreditou-se por muitos anos que bastava corrigir os níveis de serotonina para resolver uma doença como a depressão. Ocorre que hoje sabemos que a depressão é uma condição multifatorial, ou seja, apenas os baixos níveis de serotonina não explicam o aparecimento da doença.

A conclusão do novo estudo reforça a ideia de que o tratamento feito apenas com drogas, os antidepressivos, especialmente os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, não são capazes de tratar uma boa parte dos pacientes. Mudança de hábitos de vida e a psicoterapia são imprescindíveis para, em conjunto com os remédios, tratarem de forma eficiente uma doença tão prevalente quanto a depressão.

Devo parar de tomar meus remédios para depressão?

Devo parar de tomar meus remédios? Obviamente não, qualquer mudança no tratamento deve ser decidida em conjunto com o seu médico. Os inibidores seletivos de recaptação da serotonina têm apresentado bons resultados para vários pacientes, ainda que após as últimas conclusões não possamos explicar totalmente como as medicações ajudam no enfrentamento da depressão. Portanto, converse com o seu médico e veja qual o melhor tratamento para combater a sua depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *